A ExxonMobil faz descoberta na costa da Guiana

A ExxonMobil faz a 20ª descoberta em Stabroek enquanto o novo Liza FPSO segue para a Guiana

0 143

A petrolífera norte-americana ExxonMobil revelou que uma nova descoberta foi feita no poço Pinktail, no Bloco Stabroek, na costa da Guiana. Além disso, um FPSO para a segunda fase do desenvolvimento do Liza da Exxon iniciou sua jornada de Cingapura à Guiana.

O poço Pinktail encontrou 67 metros de espessura líquida em reservatórios de arenito contendo hidrocarbonetos de alta qualidade, disse a ExxonMobil na quinta-feira.

 

 

Além da avaliação bem-sucedida da descoberta do Turbot, o poço Turbot-2 encontrou 43 pés (13 metros) de espessura líquida em um reservatório de arenito contendo hidrocarbonetos de alta qualidade recém-identificado separado dos 75 pés (23 metros) de altura qualidade do reservatório de arenito com óleo encontrado no poço de descoberta Turbot-1 original.

Isso segue o pagamento adicional em reservatórios mais profundos encontrados na descoberta de Whiptail anunciada anteriormente e esses resultados serão incorporados em desenvolvimentos futuros.

“Essas descobertas são parte de um extenso programa de poços no Stabroek Block utilizando seis navios-sonda para testar extensões de jogo e novos conceitos, avaliar as descobertas existentes e completar poços de desenvolvimento para os projetos Liza Fase 2 e Payara”, disse Mike Cousins , vice-presidente sênior da exploração e novos empreendimentos na ExxonMobil.

 

 

Separadamente, o navio de produção flutuante, armazenamento e descarregamento de produção Liza Unity (FPSO) zarpou de Cingapura para a Guiana no início de setembro. O navio estava em Cingapura para a fase de integração do topside , que foi feita pela Keppel. O escopo de trabalho da Keppel incluiu a fabricação de vários módulos de superfície, a varanda do riser, a amarração e as estruturas de suporte umbilical, bem como a instalação e integração de equipamentos associados e todos os módulos de superfície no FPSO.

O FPSO será utilizado para o desenvolvimento da Fase 2 do Liza e deverá iniciar a produção no início de 2022, com capacidade para produzir aproximadamente 220.000 barris de petróleo por dia.

A Keppel O&M também começou a trabalhar na terceira unidade FPSO destinada à Guiana, o FPSO Prosperidade. O casco do navio chegou recentemente ao estaleiro da Keppel O&M em Cingapura e o trabalho a bordo foi iniciado.

A ExxonMobil prevê pelo menos seis projetos online até 2027 e vê potencial para até 10 projetos para desenvolver sua atual base de recursos recuperáveis ​​descoberta. O navio Liza Destiny FPSO está produzindo atualmente cerca de 120.000 barris de petróleo por dia.

 

A descoberta Pinktail está localizada a aproximadamente 21,7 milhas (35 quilômetros) a sudeste do projeto Liza Fase 1, que começou a produção em dezembro de 2019, e 3,7 milhas (6 quilômetros) a sudeste de Yellowtail-1 .

O poço Pinktail foi perfurado em 5.938 pés (1.810 metros) de água pela Noble Sam Croft. A descoberta do Turbot-2 está localizada a aproximadamente 37 milhas (60 quilômetros) a sudeste do projeto de fase um de Liza e a 2,5 milhas (4 quilômetros) da descoberta do Turbot-1 anunciada em outubro de 2017. O Turbot-2 foi perfurado a 5.790 pés (1.765 metros) de água pelo Noble Sam Croft.

O Bloco Stabroek tem 6,6 milhões de acres (26.800 quilômetros quadrados). A afiliada da ExxonMobil, Esso Exploration and Production Guyana Limited, é a operadora e detém 45 por cento de participação no Bloco Stabroek. Hess detém 30 por cento de participação e CNOOC Petroleum detém 25 por cento de participação.

O CEO da Hess, John Hess , disse : “Estamos felizes em anunciar nossa 20ª descoberta significativa no Bloco Stabroek, que aumentará a estimativa de recurso recuperável descoberta de mais de 9 bilhões de barris de óleo equivalente”.

NOTICIA DO MÊS PASSADO

 

Descoberta de petróleo fresco da ExxonMobil na Guiana pode formar base para desenvolvimento futuro

 

O poço Whiptail-1 encontrou 246 pés (75 metros) de espessura líquida em reservatórios de arenito com óleo de alta qualidade. A perfuração também está em andamento no poço Whiptail-2, que encontrou 167 pés (51 metros) de espessura líquida em reservatórios de arenito com óleo de alta qualidade. A perfuração continua em ambos os poços para testar alvos mais profundos e os resultados serão avaliados para desenvolvimento futuro.

A descoberta Whiptail está localizada a aproximadamente 4 milhas a sudeste da descoberta Uaru-1 que foi anunciada em janeiro de 2020 e aproximadamente 3 milhas a oeste do campo Yellowtail .

Whiptail-1 está sendo perfurado em 5.889 pés (1.795 metros) de água pelo Stena DrillMAX . A descoberta anterior , que foi anunciada no mês passado e também localizada no Bloco Stabroek, também foi perfurada usando o mesmo navio-sonda Stena.

Por outro lado, Whiptail-2, que está localizado a 3 milhas a nordeste de Whiptail-1, está atualmente sendo perfurado em 6.217 pés (1.895 metros) de água pelo Noble Don Taylor.

“Esta descoberta aumenta nossa confiança no tamanho e na qualidade dos recursos na área sudeste do Bloco Stabroek e pode formar a base para um desenvolvimento futuro à medida que continuamos a avaliar a melhor sequência de oportunidades de desenvolvimento dentro do bloco”, disse Mike Cousins , sênior vice-presidente de exploração e novos empreendimentos da ExxonMobil.

A ExxonMobil prevê pelo menos seis projetos online até 2027 e vê potencial para até 10 projetos para desenvolver sua base atual de recursos recuperáveis.

O navio Liza Destiny, de armazenamento e descarregamento de produção flutuante (FPSO), está produzindo atualmente cerca de 120.000 barris de petróleo por dia.

O início da Fase 2 de Liza permanece na meta para o início de 2022, e o FPSO Liza Unity espera navegar de Cingapura para a Guiana no final de agosto de 2021. A Unidade tem uma capacidade de produção de aproximadamente 220.000 barris de petróleo por dia.

O casco do navio Prosperity FPSO está concluído e as atividades de construção de topsides estão em andamento em Cingapura, com uma meta de inicialização de 2024. O primeiro poço de desenvolvimento Payara foi perfurado em junho de 2021, e a instalação offshore SURF começará no 3T 2021.

Yellowtail foi identificado como o quarto projeto de desenvolvimento no Stabroek Block offshore da Guiana com início previsto para 2025. Após as aprovações governamentais necessárias e uma decisão final de investimento, este projeto desenvolverá os campos Yellowtail e Redtail, que estão localizados a cerca de 19 milhas (30 quilômetros) a sudeste dos empreendimentos Liza e recursos potencialmente adjacentes.

 

Mande mensagens sobre suas duvidas da área energética para nosso e-mail contato@mundoffshore.com e iremos responder no nosso podcast que é gravado no nosso canal do Youtube toda semana.

Acompanhe nossas redes sociais.

Facebook

Twitter

Seja habitante do MUNDO OFFSHORE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.