Parceria entre Chevron e PDVSA inicia com sucesso ativação de primeiro poço de nova geração

(Foto: Reprodução)
0 46

A parceria entre a empresa petrolífera norte-americana Chevron e a estatal venezuelana PDVSA está começando a render resultados. De acordo com um comunicado divulgado pela PDVSA nesta quarta-feira, a Petroindependencia, empresa mista que combina as operações das duas companhias, ativou o primeiro dos 17 poços de petróleo de nova geração planejados para serem instalados este ano como parte do ‘Plano de Perfuração 2024’.

Com a ajuda de um gigante privado do petróleo como a Chevron, a Petróleos de Venezuela (PDVSA) está tentando recuperar a produção do país caribenho. O objetivo do plano é evitar o declínio da indústria petrolífera da Venezuela, que no início dos anos 2000 produzia facilmente mais de dois milhões de barris diários. A Venezuela agora está lutando para atingir os 800.000 barris diários.

Em fevereiro do ano passado, a empresa conjunta começou a trabalhar na Faixa Petrolífera do Orinoco, uma extensa área no leste da Venezuela que contém as maiores reservas de petróleo do país. Conforme divulgado pela PDVSA, esse quadro fazia parte do “plano operacional delineado pela empresa mista”, que visava aumentar a produção de petróleo no país.

A Venezuela tem provavelmente as maiores reservas de petróleo do mundo. A quantidade estimada de petróleo que pode ser recuperada atualmente com um grau razoável de certeza, tanto comercial quanto tecnicamente, é chamada de reservas comprovadas. As reservas de petróleo da Venezuela – de 300.878 milhões de barris – são as maiores do mundo. Mas o que chama a atenção é que cerca de 90 por cento dessas reservas estão localizadas em uma extensa área de terra chamada Faixa Petrolífera do Orinoco (FPO).

Na impressionante Faixa Petrolífera do Orinoco (FPO) estão armazenados 279.117 milhões de barris de petróleo. Os dados oficiais das reservas provadas de petróleo da Arábia Saudita – o maior exportador de petróleo do mundo – totalizam 266.000 milhões de barris, o que dá uma noção do tamanho desse petróleo na FPO. Por exemplo, apesar de ser o maior produtor de petróleo do mundo, os Estados Unidos têm reservas provadas de petróleo que mal ultrapassam os 40.000 milhões de barris. A Faixa Petrolífera do Orinoco supera esses números significativamente.

+ LEIA MAIS: Petrobras anuncia planos de expansão da frota marítima para otimizar logística de petróleo e gás

Em um relatório de área, o Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que a área que realmente contém grandes quantidades de hidrocarbonetos abrange aproximadamente 50.000 km2 da Província da Bacia Oriental da Venezuela e contém centenas de bilhões de barris de petróleo. Mas apenas uma parte desses recursos – os 279.000 milhões de barris mencionados anteriormente, que são as reservas provadas – é considerada recuperável.

ivação do poço foi descrita como “um avanço significativo para incrementar a produção desta empresa conjunta” e “reafirma o compromisso de impulsionar o renascimento da principal indústria nacional” no Caribe. Em comparação com 2022, a produção de petróleo da nação caribenha aumentou 9,3% no ano passado, atingindo uma média de 783.000 barris por dia (bpd).

A empresa afirma que o poço CMI14 é o pioneiro entre os 17 poços planejados para este ano. Esses poços de última geração usam tecnologia de ponta para garantir eficiência aprimorada, redução de riscos de vazamentos e, principalmente, maximização da extração de reservas de petróleo por meio de sistemas diversificados, que às vezes superam as técnicas de perfuração vertical tradicionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.