Maranhão Pode Receber Refinaria
O objetivo é fortalecer a indústria de petróleo regional e brasileira.
[bs_smart_list_pack_start][/bs_smart_list_pack_start]
Maranhão pode receber Refinaria
O objetivo é fortalecer a indústria de petróleo regional e brasileira.
As empresas americanas Oil Group e Axens, enviaram representantes nesta última terça-feira (13/10) para a cidade de Bacabeira, a 58 km da capital São Luís, no Maranhão.
Acompanhadas do secretário de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), o intuito da visita era conhecer a área prevista para implementação de uma refinaria na cidade.
O investimento previsto da Oil Group no Estado é de US$ 300 milhões.
Esta parceria visa reduzir custos logísticos, aumentar a produção terrestre de petróleo e gás, além fomentar a economia maranhense e do Brasil.
VANTAGENS COMPETITIVAS
No estado do Maranhão, está localizado o porto público mais profundo do Brasil, o Terminal Portuário de Itaqui, com berços variando de 12 a 19 metros de profundidade.
Considerando o novo cenário, o Itaqui fará frente com portos situados no Sul país, que são o principal acesso para combustíveis hoje.
Além de um calado maior, o porto está mais próximo do golfo do México, da Guiana e potenciais bacias petrolíferas como Foz do Amazonas, Pará-Maranhão e Barreirinhas.
A instalação próxima aos portos diminui o custo de escoamento da produção, além de que calados maiores permitem que maiores quantidades de carga sejam transportadas
Estima-se que a capacidade produtiva pode variar entre 3 a 30 mil barris diários, divididos em 4 unidades.
PERSPECTIVA POSITIVA
Atualmente, a Oil Group atua em cidades como Sergipe e Rio de Janeiro, porém estudos de viabilidade econômica e análise espacial apontam o território brasileiro como promissor para a instalação de outros empreendimentos.
O investimento previsto para o Brasil é de US$ 2 bilhões.
[bs_smart_list_pack_end][/bs_smart_list_pack_end]
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais
Tire suas dúvidas sobre vagas de emprego enviando e-mail para contato@mundoffshore.com, que lhe responderemos em nosso podcast
Loja Mundo Offshore
Seja uma de nossas parcerias também!
Sigam Mundo Offshore no Instagram
Escutem no Site, Spotify , itunes ou qualquer outro agregador.
Divulguem e comentem.