A Nauticus Robotics anunciou a produção inicial da Nauticus Fleet , com os primeiros conjuntos de robôs entregues no quarto trimestre de 2022 e o restante sendo cumprido até o final de 2024.
O aspecto de superfície da frota é o Hydronaut, um navio de superfície autônomo (ASV) opcionalmente tripulado de 18 metros que suporta o lançamento, recuperação e operações em tempo real do Aquanaut, sua contraparte robótica submarina.
O Hydronaut transporta o Aquanaut de e para o local de trabalho e suporta recargas de bateria e o link de comunicação do centro de operações remotas local para operações autônomas supervisionadas. Suporte técnico e operacional adicional pode ser fornecido pelo centro de operações remotas globais da Nauticus, com sede em Houston.
O Aquanaut é um robô submarino totalmente elétrico, de natação livre, controlado por meio de redes de comunicação acústica e pode executar uma série de tarefas de coleta, inspeção e manipulação de dados.
Pode operar em dois modos separados – transformando-se entre as configurações de excursão e intervenção. O modo de excursão envolve o uso de coleta de dados e sensores de percepção durante o trânsito, enquanto o modo de intervenção usa dois manipuladores elétricos de classe de trabalho (Nauticus’ Olympic Arms) para realizar o trabalho no ambiente submarino.
“Nauticus Fleet representa as mudanças operacionais e tecnológicas mais promissoras neste setor”, disse Nicolaus Radford , CEO da Nauticus. “Temos a missão de criar um futuro em que robôs mais autônomos e inteligentes sejam usados para reduzir significativamente o impacto ambiental e a exposição humana a riscos, ao mesmo tempo em que melhora os resultados de nossos clientes.”
O emparelhamento cooperativo de robôs de superfície e submarinos é possibilitado pelo ToolKITT, plataforma de software autônomo da Nauticus.
A Nauticus disse que também está planejando operações regionais no Golfo do México, Noruega, Reino Unido e Brasil.
A Nauticus Robotics iniciou suas operações na Noruega e no Reino Unido , marcando o início de sua estratégia de expansão internacional para 2023 e além com o início de suas operações.
A empresa norte-americana disse que as bases operacionais estão estrategicamente localizadas em Stavanger, na Noruega, e Aberdeen, na Escócia, para atender o mercado offshore do Mar do Norte.
De acordo com a Nauticus Robotics, espera-se que essas bases regionais forneçam expertise local e logística à medida que as operações internacionais da empresa continuam a crescer.
A empresa planeja implantar ativos e colaborar com parceiros locais para atender os extensos recursos eólicos e de petróleo e gás offshore da região com sua expansão Nauticus Fleet, uma marinha robótica de robôs submarinos e de superfície.
A entrega inicial de seus pares da marinha robótica para suas bases internacionais estratégicas está prevista para começar no segundo trimestre de 2023.
A Nauticus Robotics apontou que planeja abrir bases em todo o mundo, estrategicamente localizadas em mercados de crescimento direcionados e equipadas com centros de operação remotos locais e equipes de serviço.
Alguns meses atrás, em 2022, a Nauticus Robotics tornou-se uma empresa pública listada na NASDAQ após o fechamento de sua combinação de negócios com a CleanTech Acquisition Corp. (CLAQ).