Profissões offshore que você talvez não conheça

Homem de área

Esse profissional tem como ocupação principal o recebimento e acondicionamento de todas as cargas recebidas pelo mar (outras embarcações entregam) e ar (via aeronave) vindas para dentro da embarcação, assim como o desembarque de todos os itens que são enviados para outras unidades ou para terra.

Supridor

Comumente sendo chamado de almoxarife em outras unidades ou em outros setores da indústria. A função é muito importante para o fluxo de trabalho a bordo, pois esse profissional é responsável pelo controle do estoque de todos os materiais agregados aos serviços de manutenção e também controla o fluxo de pedidos de novas demandas de sobressalentes nas unidades.

Radio operador

Função muito importante na área offshore, sendo responsável pela comunicação da unidade com outras unidades, embarcações, aeronaves e com terra. Controla o fluxo de mensagens recebidas e enviadas a bordo por meio de rádio comunicação e monitora o trafego de aeronaves próximas da unidade. Também é responsabilidade dele informar por meio do sistema de comunicação interna da embarcação o início e termino de atividades com alto potencial de risco assim com isolamento de alguma área a bordo. Deixando todos da unidade avisados sobre acontecimentos ou ordens relacionadas ao coletivo da embarcação.

Pintor

Devido ao ambiente marítimo ser muito agressivo aos materiais e estruturas metálicas, principalmente, é necessário a constante manutenção e preservação da unidade. A pintura de todas as áreas e da maioria dos equipamentos deve ser feita periodicamente, aumentando assim a vida útil dos mesmos. Visando que isso seja feito da melhor e mais rápida forma possível, existem normalmente uma equipe de pintura a bordo de unidades de marítimas de extração e estocagem de óleo. Outras embarcações contratam o serviço de pintura periodicamente.

Alpinista

Muitas vezes chamado de alpinista industrial (ou IRATA), esse profissional se torna cada vez mais requisitado no caso de conseguir acesso à algumas áreas nas unidades operacionais que anteriormente não se teria condições de manutenção ou inspeção. O sistema de acesso por corda do IRATA é um método seguro de trabalho em altura onde são utilizados cordas e equipamentos para acesso e locomoção ao local de trabalho, oferecendo o apoio em suspensão apropriado e seguro durante o período de execução da tarefa a ser concluída. Muitas vezes agregando uma outra especialidade técnica como mecânica, elétrica, caldeiraria, pintura, etc. O profissional pode conseguir acumular várias funções a bordo, assim como pode desempenhar trabalho fundamental em resgastes ou socorro às vítimas de algum acidente ou desastre a bordo.

Enfermeiro

Uma das poucas profissões que por conta da legislação brasileira, só pode ser ocupada por profissionais do nosso país e com curso superior na área. Responsável direto pelo atendimento de qualquer patologia ou acidente com lesão a bordo das plataformas marítimas no nosso território nacional. Essa função tem um grau de hierarquia muito diferente de quase todo resto dos ocupantes das unidades, pois sua opinião sobre o estado clinico de qualquer um a bordo pode determinar o desembarque imediato ou não, sem que o gerente da unidade possa contrariar tal opinião e a acate como ordem máxima.

Comissário

Sendo líder da equipe responsável pela limpeza da área comum, camarotes, roupas e pela cozinha das unidades com grande efetivo a bordo. Exerce função fundamental para o bom andamento das atividades e bem-estar no dia a dia de trabalho. Coordena o pedido de materiais de limpeza e alimentos a bordo, assim com fiscalização da qualidade da alimentação e da higiene no casario da embarcação.

Padeiro

Sim, existe padeiro a bordo! No caso de plataformas ou embarcações de grande porte com muito efetivo para alimentar, é normal ter um profissional só para trabalhar com a preparação de pão, bolos, doces, sobremesas e afins.

Cozinheiro

Responsável pela preparação de quase toda alimentação nas unidades marítimas. Fica também responsável pela organização e distribuição das funções dentro da cozinha da embarcação e eventualmente pode assumir o posto de comando do serviço de hotelaria em raros casos da falta do comissário.

Saloneiro

Chamado assim por ter a responsabilidade de cuidar de toda organização e limpeza das áreas de alimentação nas plataformas de petróleo. Essa função é uma das portas de entrada mais acessíveis aos que procuram começar a trabalhar na área offshore e não tem qualificação técnica ou experiência profissional.

Taifeiro

Tem como função a limpeza de todo o casario das plataformas de petróleo e das roupas usadas pelo pessoal a bordo. Assim como o saloneiro, trata-se de uma função a qual não é necessário ter experiência ou conhecimento técnico para a vaga e pode ser o trampolim para uma carreira na área offshore.

empregoprofissãotécnico
Comentários (0)
Adicionar Comentário