* Os futuros do petróleo Brent subiram 17 centavos, para $ 72,69 o barril, após atingir o maior valor desde maio de 2019. Na semana, o contrato de referência subiu 1%.
* Os futuros do petróleo dos EUA ganharam 62 centavos, para US $ 70,91 o barril, seu nível mais alto desde outubro de 2018. WTI avançou 1,9% na semana.
* “A demanda está voltando mais rápido do que a oferta e vamos precisar de mais oferta para atender a essa demanda”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.
* A Agência Internacional de Energia (AIE) disse em seu relatório mensal que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, conhecidos como OPEP +, precisarão aumentar a produção para atender à demanda que se recuperará aos níveis pré-pandêmicos ao final de 2022.
* “A OPEP + precisa abrir as torneiras para manter os mercados mundiais de petróleo abastecidos de forma adequada”, disse o órgão fiscalizador de energia com sede em Paris.
* A AIE afirmou que o aumento da demanda e as políticas de curto prazo dos países estão em desacordo com seu apelo para encerrar o financiamento para novos projetos de petróleo, gás e carvão.
* “Em 2022, o grupo OPEP + de 24 membros, liderado pela Arábia Saudita e Rússia, pode aumentar a oferta de petróleo em 1,4 milhão de barris por dia (bpd) acima de sua meta de julho de 2021 a março de 2022”, disse a AIE.
* O banco de investimentos americano Goldman Sachs disse que espera que os preços do petróleo Brent atinjam US $ 80 o barril neste verão, à medida que as vacinas impulsionam a atividade econômica global.
* “A implantação da vacina na América do Norte, bem como na Europa, está ajudando a restaurar a demanda ao mesmo tempo que a OPEP + desacelerou a produção”, ajudando a aumentar os preços do petróleo, disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.