A petrolífera estatal Pemex disse na sexta-feira que um vazamento de gás de um oleoduto subaquático foi responsável por iniciar o incêndio capturado em vídeos que rapidamente se tornaram virais.
A empresa acrescentou que nenhum ferimento foi relatado e que a produção do projeto não foi afetada depois que o vazamento de gás começou por volta das 5h15, horário local. Foi completamente extinto por volta das 10h30
A Pemex, que já sofreu grandes acidentes industriais em suas instalações, acrescentou que também fechou as válvulas do duto de 12 polegadas de diâmetro e que investigaria a causa do incêndio.
As chamas laranja brilhantes saltando da água pareciam lava derretida foram rapidamente chamadas de ‘Olho de fogo’ nas redes sociais devido ao formato circular do fogo. As chamas enormes atingiram o maior produtor de petróleo bruto da Pemex – a plataforma Ku Maloob Zaap.
O incêndio começou em um oleoduto subaquático que conecta a plataforma de desenvolvimento de petróleo Ku Maloob Zaap, disseram quatro fontes à Reuters .
Ku Maloob Zaap está localizado logo acima da borda sul do Golfo do México e é o maior produtor de petróleo bruto da Pemex, respondendo por mais de 40 por cento de seus quase 1,7 milhão de barris de produção diária.
“ As turbomáquinas das instalações de produção ativas de Ku Maloob Zaap foram afetadas por uma tempestade elétrica e fortes chuvas “, de acordo com um relatório de incidente da Pemex divulgado por uma das fontes da Reuters.
Angel Carrizales, chefe do regulador de segurança de petróleo do México ASEA, escreveu no Twitter que o incidente ” não gerou nenhum vazamento “, embora não tenha explicado como o incêndio na superfície da água foi possível sem nenhum vazamento.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram navios de resposta a emergências tentando conter o fogo – alguns com água, o que é ironia no seu melhor – enquanto a Pemex disse que seus funcionários usaram nitrogênio para finalmente apagá-lo.
Mande mensagens sobre suas duvidas da área energética para nosso e-mail contato@mundoffshore.com e iremos responder no nosso podcast que é gravado no nosso canal do Youtube toda semana.
Acompanhe nossas redes sociais.
Seja habitante do MUNDO OFFSHORE