A SCHOTTEL Hydro, parceira de engenharia alemã da Sustainable Marine, colaborou com o Center of Wind Power Drives (CWD) da RWTH Aachen University para testar o trem de força SIT250 de última geração.
O componente principal, fabricado pelo especialista em propulsão SCHOTTEL, forma a ‘casa de força’ da turbina flutuante pioneira da Marinha Sustentável, convertendo torque – ou rotação das pás – em eletricidade.
O ‘teste de vida útil acelerado’ foi concluído com sucesso em um período de seis meses, replicando cinco anos de operação na Passagem de Minas na Nova Escócia, na Baía de Fundy no Canadá – lar das marés mais altas do planeta.
O local abrigará o projeto Pempa’q da Marinha Sustentável envolvendo a primeira matriz de energia das marés flutuante do mundo, fornecendo até 9 MW de energia para a rede da Nova Escócia e abastecendo cerca de 3.000 residências por ano.
Um equipamento de teste exclusivo e feito sob medida foi construído dentro do CWD da Universidade, para testar o trem de força. Fazia parte do projeto ‘OsT’, liderado pela SCHOTTEL Hydro e financiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Energia.
Ralf Starzmann , vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Sustainable Marine, disse: “Nosso último projeto de teste com a Aachen University marca outro passo significativo para nossa tecnologia de energia das marés e o projeto Pempa’q mais amplo. A durabilidade e capacidade de sobrevivência de nossas plataformas são fundamentais ao lado de sua capacidade de geração de energia a custos competitivos.
“Foi particularmente importante provar que o sistema de transmissão poderia suportar cinco anos de operação no site Minas Passage, sendo esse o período de intervalo de manutenção planejado. Avaliações independentes rigorosas com institutos de classe mundial como a Aachen University desempenham um papel fundamental no fornecimento de credibilidade e confiança na tecnologia ”.
O trem de força SIT250 da Sustainable Marine tem uma classificação de energia elétrica pronta para a rede de 70 kW. O sistema consiste em um cubo do rotor, eixo de baixa velocidade, caixa de engrenagens planetárias e gerador assíncrono.
Como parte do novo procedimento de teste, um total de quatro cilindros hidráulicos independentes foram usados para aplicar testes simultâneos envolvendo vários componentes de carga. Além disso, um motor de 125 kW foi usado para substituir o torque gerado pelo rotor, de acordo com a Sustainable Marine.
Após 2.467 horas na plataforma de teste, 152MWh de energia elétrica foram realimentados pelo trem de força, o que equivale a cerca de um ano de fornecimento de eletricidade para 50 residências alemãs. Após o teste, o trem de força foi desativado e submetido a uma inspeção completa.
Dennis Bosse , diretor administrativo do Center for Wind Power Drives, disse: “O programa de teste foi dividido em duas sequências principais. O primeiro período concentrou-se nos componentes rotativos, incluindo os rolamentos e caixa de engrenagens, onde os danos por fadiga são causados por cargas constantes, envolvendo torque, impulso, bem como força transversal e momentos fletores. Durante este período, o sistema de transmissão funcionou por 1.800 horas com a potência nominal.
“O segundo período enfocou os componentes estáticos, incluindo a caixa do trem de força, onde os danos por fadiga são causados pela variação das cargas. Os componentes oscilavam simultaneamente com múltiplas combinações e amplitudes de carga.
“Em última análise, o teste provou que o sistema de transmissão SIT250 é capaz de suportar os desafios significativos apresentados pelo local de teste FORCE na Baía de Fundy”.
Canadá gasta US $ 28,5 milhões em Energia
Sustentável de marés para sua Marinha
O governo do Canadá fez um dos maiores investimentos de sua história em energia das marés ao conceder financiamento multimilionário à Sustainable Marine para o desenvolvimento de uma matriz flutuante de energia das marés na Nova Escócia.
Os 28,5 milhões de dólares canadenses (18,4 milhões de euros) permitirão à Sustainable Marine Energy, com sede no Reino Unido, fornecer a primeira matriz de energia das marés flutuante do Canadá.
A Sustainable Marine desenvolveu uma inovadora plataforma flutuante de energia das marés chamada PLAT-I, que passou por testes rigorosos nas águas de Grand Passage por quase dois anos.
Uma segunda plataforma está sendo montada atualmente em Meteghan, na Nova Escócia, e será lançada em Grand Passage no final deste ano para teste antes de ser transferida para o Centro de Pesquisa de Energia do Oceano Fundy (FORCE) em 2021. Essas plataformas formarão a matriz de energia das marés .
O objetivo do projeto é fornecer até 9 MW de eletricidade renovável previsível e limpa para a rede elétrica da Nova Escócia.
Isso reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em 17.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, ao mesmo tempo em que criará novos empregos na província, disse o governo canadense.
O projeto também demonstrará a capacidade de aproveitar as marés como uma fonte confiável de eletricidade renovável para abastecer residências, veículos e empresas.
“Estamos aproveitando a força de nossas marés para abastecer nossas casas, nossos negócios e nossas comunidades. É assim que construímos nosso futuro de energia limpa ”, disse Seamus O’Regan , Ministro de Recursos Naturais do Canadá, que fez o anúncio no Fórum de Outono de 2020 do Canadá Renováveis Marinhas.
Jason Hayman , CEO da Sustainable Marine, disse: “A Nova Scotia tem um dos melhores recursos naturais do mundo para energia das marés e fornece a infraestrutura e o suporte para empresas que buscam expandir seus negócios. Ter um site de demonstração como o FORCE nos permite acelerar a comercialização de nossa tecnologia.
“Este investimento não só avançará nossa tecnologia de energia das marés, mas também fornecerá uma fonte de energia limpa e renovável que tem um impacto positivo nas comunidades costeiras rurais e no meio ambiente.”
Dando as boas-vindas ao anúncio, Elisa Obermann , Diretora Executiva da Marine Renewables Canada, disse: “A energia das marés é um excelente exemplo de um setor e de tecnologia limpa que pode estimular o desenvolvimento econômico enquanto ajuda o Canadá a atingir seus objetivos de reduzir as emissões de carbono e agir sobre as mudanças climáticas.
“A Sustainable Marine já contratou com sucesso fornecedores locais em seu projeto Grand Passage, e este novo projeto na FORCE cria mais oportunidades, especialmente para empresas com experiência em outras indústrias marítimas, como petróleo e gás offshore, que buscam diversificar seus negócios em energia renovável . ”
O financiamento para o projeto vem do Programa de Energia Renovável Emergente de Recursos Naturais do Canadá, parte do plano de infraestrutura do Canadá Investindo no Canadá para projetos de transporte público, infraestrutura verde, infraestrutura social, comércio e rotas de transporte e comunidades rurais e do norte do Canadá.
Notícia do fim de 2020.