A Petrobras investirá US$ 4 milhões na aquisição de robôs da ANYbotics

Uma colaboração entre grandes conglomerados de gás, óleo e petroquímica, a ANYbotics oferece a Petrobras uma participação no programa Early Adopters.

0 25

No último dia 21, a Petrobras divulgou um novo plano de investimento em inovação no Brasil. A companhia planeja investir US$ 4 milhões na ANYbotics, uma empresa suíça, para comprar robôs autônomos que irão revolucionar as operações de inspeção offshore. Os robôs autônomos ANYmal X prometem aumentar a eficiência e a segurança nas operações de manutenção por meio de tecnologia de ponta, como câmeras de alta resolução e sensores de gases. Em 2024, a Petrobras receberá seis unidades do ANYmal X para testar e desenvolver em suas instalações.

A escolha da empresa de investir em robôs autônomos mostra sua dedicação à modernização e eficiência operacional. A busca contínua por novas tecnologias que possam melhorar as operações cotidianas de inspeção em locais difíceis de acessar, como instalações offshore, também impulsiona essa mudança.
“A Petrobras tem a expectativa de qualificar o ANYmal X para automatizar atividades rotineiras de inspeção, aprimorando a capacidade de monitoramento de ativos.  Atualmente, o ANYmal X é a única solução robótica com patas articuladas e à prova de explosão no mundo; constituindo um marco para a inspeção em áreas consideradas de risco”, afirma o gerente setorial que lidera o Centro de Excelência em Robótica (COE) da Petrobras, Gustavo Levin.
Além disso, a colaboração da Petrobras com a suíça ANYbotics coloca a empresa brasileira no topo das iniciativas de revolução robótica. Os robôs autônomos ANYmal X, a única solução robótica à prova de explosão e com patas articuladas, estão prestes a se tornar um componente crucial das operações de inspeção. A capacidade de inspeção em áreas consideradas de risco aumentou significativamente com esse feito.
Investimento em tecnologia e novas parcerias

A Petrobras está atualmente fazendo parte do Early Adopters Program da ANYbotics, uma colaboração entre grandes conglomerados de gás e óleo e petroquímica, de olho nas tendências tecnológicas do mercado energético. O objetivo desse programa é avaliar os métodos de implementação de robôs autônomos. Assim, a petroleira vem demonstrando seu compromisso em buscar continuamente inovações que possam mudar a indústria em geral.
A Petrobras está procurando novas parcerias para melhorar continuamente as inovações, além de investir em tecnologias externas. Maiza Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisas da Petrobras, enfatiza a importância desse círculo, que aumenta o conhecimento nacional e estimula a indústria e o desenvolvimento socioeconômico do país. O ANYmal X da ANYbotics é um bom exemplo de como a empresa está trabalhando na inovação offshore.
ANYmal X é equipado com câmera de alta resolução, imageamento a laser, sensor de gases, câmera térmica e microfone direcional de amplo espectro. Esses componentes permitem o mapeamento da instalação em imagens e nuvens de pontos 3D, bem como a verificação de anomalias: ruído de equipamentos; temperatura em painéis elétricos; detecção de vazamentos; conferência de posição de válvulas, leitura local de instrumentos, e a presença de itens obrigatórios de segurança da planta.

ANYmal X é capaz de realizar suas missões de forma autônoma ou por meio de telecomando, e pode ser designado para se concentrar em áreas com maior risco ou sinistros. Com o tempo, pode ser usado para direcionar tropas para locais seguros em ambientes difíceis.
Futuramente, a inteligência artificial pode verificar automaticamente esses dados, o que reduz drasticamente o número de tarefas repetitivas necessárias. Assim, com essa abordagem, as equipes podem concentrar seu foco nas intervenções necessárias em refinarias ou plataformas de exploração. Assim, a Petrobras e a ANYbotics estão trabalhando juntos para moldar o futuro da inspeção offshore por robôs autônomos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.