Novo acidente de segurança na plataforma Hibernia dá início a uma investigação
Este é o quarto incidente quase-miss a acontecer nesta plataforma este ano após dois em março e um em agosto.
Em um boletim de incidentes na sexta-feira, o regulador offshore do Canadá, Canadá-Newfoundland e Labrador Offshore Petroleum Board (C-NLOPB), disse que o incidente aconteceu na última quarta-feira, 5 de outubro de 2022.
Segundo a Hibernia Management and Development Company (HMDC), o pessoal estava em processo de conclusão de um teste de pressão do coletor de alta pressão na plataforma Hibernia. A equipe havia fechado a válvula de desvio superior quando a alça da válvula e a tampa da caixa de engrenagens (que pesa aproximadamente 27 kg) se separaram e percorreram uma distância de 3,9 metros.
O local onde ocorreu o incidente foi barricado e considerado uma área restrita. Cinco pessoas autorizadas estavam na área de trabalho no momento do incidente, porém ninguém ficou ferido e nenhum equipamento foi danificado
O HMDC imediatamente encerrou as operações na área e iniciou uma investigação para determinar a possível classificação e causa raiz do incidente, que o C-NLOPB está monitorando. A Autoridade Certificadora impôs limitações aos equipamentos relacionados até que os reparos sejam concluídos e o operador demonstrou que os sistemas relacionados estão aptos para uso.
A C-NLOPB disse que seus Agentes de Segurança já estavam programados para viajar para a plataforma Hibernia nos próximos dias e seguirão com o HMDC para revisar este incidente.
Hibernia é uma plataforma de produção offshore localizada no campo petrolífero de Hibernia, a 315 km de St. John’s, Newfoundland e Labrador, dentro da Bacia de Jeanne d’Arc. A plataforma foi rebocada para o campo de petróleo de Hibernia e posicionada no fundo do oceano em junho de 1997. Começou a produzir petróleo em novembro de 1997, tornando-se a primeira plataforma de produção offshore da Newfoundland e labrador.
Acidentes na plataforma Hibernia em Março
Acidente na plataforma Hibernia em Agosto
Fonte : Leia a reportagem completa