Perfuração de poços ao largo da Noruega
Equinor, Aker BP concedeu licenças de perfuração para poços ao largo da Noruega
As empresas de petróleo e gás Equinor e Aker BP receberam licenças de perfuração da Diretoria de Petróleo da Noruega para perfurar poços no Mar da Noruega e no Mar de Barents, respectivamente.
De acordo com a licença NPD anunciada na sexta-feira, a Aker BP irá, usando a plataforma de perfuração semi-submersível Deepsea Nordkapp da Odfjell Drilling, perfurar dois poços na licença de produção 858 no Mar de Barents.
O programa de perfuração, em lâmina d’água de 247 metros, cobre o poço de exploração 7234 / 6-1 (Prospecto: Stangnestind) e o poço de avaliação 7234 / 6-1 A.
A Aker BP opera a licença e detém uma participação de 40%. Seus parceiros no bloco do Mar de Barents são Lukoil, Petoro e Equinor.
Os poços serão perfurados a cerca de 165 quilômetros ao sul do poço de descoberta 7435 / 12-1 e cerca de 455 quilômetros a nordeste de Hammerfest, disse a Diretoria de Petróleo da Noruega na sexta-feira.
Separadamente, o NPD concedeu na sexta-feira uma licença de perfuração à Equinor, para perfurar um poço 6507 / 3-14 na licença de produção 159 B, no Mar da Noruega.
A petroleira norueguesa usará a sonda de perfuração semissubmersível West Hercules da Seadrill para a operação. O poço será perfurado a cerca de 15 quilômetros a oeste do campo de Norne.
A Equinor é a operadora da licença, tendo como parceiros a DNO e a Ineos. Este será o quinto poço perfurado na licença offshore concedida em 2004.
De acordo com o consentimento para o mesmo poço anteriormente concedido pela Autoridade de Segurança do Petróleo, o nome do prospecto é Black Vulture Appraisal
O poço será perfurado em lâmina d’água de 368 metros. Seu objetivo principal é detectar hidrocarbonetos nas formações Lange no prospecto Abutre-preto.